
Contando Histórias
FINALIDADE
APRESENTAÇÃO
A apresentação é executada com uma linguagem apropriada para cada faixa etária de idade, com temas variádos desde contação de estórias até oficina de artes. Com um público de milhares de alunos em vários estados do Brasil, esse projeto é único, pois aborda não só o cotidiano, mas também a preocupação indígena com a floresta e o meio ambiente em geral. Atualmente Sarapó está mais concentrado nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. O Índio atual não quer ser só mais um número para o governo, e sim que seus direitos sejam respeitados.

Índio não está na língua ou traje e sim no pensamento e comportamento tradicional, índio não tem vergonha de dizer que é índio, não precisa mostrar documento de FUNAI pra se identificar, pois nossos ensinamentos sempre foram passados oralmente por nossos antepassados.


Com mais de vinte anos de experiência, transmitindo a verdadeira cultura do Brasil, Sarapó é palestrante, artista indígena, escritor cordelista e compositor , está sempre presente em sua aldeia Mata da Cafurna apoiando seu povo na luta. Descendente de Xucuru e Pankararú, Sarapó é índio Xucuru Kariri de Palmeira dos Índios com muito orgulho, inicialmente arredio com a internet, por pensar que esta seria capaz de destruir um pouco da cultura, agora está usando essa ferramenta para ajudar seu povo a não ser esquecido pela sociedade e dar continuidade ao que foi transmitido por seus antepassdos.

Enquanto essa sociedade não entender, que nós somos a verdadeira cultura do Brasil, que temos muito a contribuir com o desenvolvimento ecológico, com a música e principalmente com a arte, vamos ser somente um país de terceiro mundo e sem originalidade, somos nativos brasileiros, temos força e cultura.


Comentários

Iracema
Diretora / Jence
" Obrigado por fazer parte da história da nossa escola, você é como um filho pra mim, continue com esse projeto maravilhoso, mostrando a verdadeira cultura do Brasil"
Rio de Janeiro - RJ

Nicinho
Tio Xucuru Kariri
" Nunca desista de mostrar nossa cultura, presisamos de união para manter nossos costumes e tradições deixados por nossos antepassados"
Palmeira dos Índios - AL

Cláudio
Instrutor rapel
”Parabéns amigo sarapó, é sempre um prazer assistir sua palestra, continue divulgando seu trabalho aqui no Rio“
Rio de Janeiro - RJ

Rosangela
Professora
”Que alegria conhecer esse projeto maravlhoso, espero voltar a assistir de novo na minha escola essa vivência“
Rio de Janeiro -RJ

Lúcia / wilma
Gerente / Diretora
”Parabéns Sarapó por seu lindo trabalho, trazendo artes lindas de seu povo. Obrigado pela visita em nossa escola, trazendo cultura e sabedoria pra nossa equipe“
Rio de Janeiro - RJ

Júlia Buscacio
Atriz / Globo
”Obrigado sarapó por me ensinar o manuseio do arco e flecha, isso vai me ajudar muito nas cenas da novela“
Rio de Janeiro - RJ